quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nas aulas: a história de Don Pedro e Dona Inès de Castro


Uma das muitas razoes para a gente visitar o Mosteiro de Alcobaça é chegar até os dois túmulos onde ficam enterrados os dois namorados mais trágicos da História de Portugal: o rei Don Pedro (O rei louco) e a sua namorada, a espanhola Inês de Castro. Embora fosse a ideia lógica, os dois namorados não repousam mas um em frente do outro aos dois lados do cruceiro da igreja do mosteiro. Por que tanto assim? Don Pedro, após a morte (e os dramáticos factos que seguiram) ordenou de esta maneira para quando na outra vida eles voltarem à vida, fosse a face do outro o primeiro que eles vissem.

Fico assim concluída a historia do príncipe português e a dama espanhola que fizeram com o seu amor, tremer a Monarquia portuguesa. Contra todo e contra todos tentaram levar para a frente o seu amor que ao fim fez como que a Dona Inês fosse assassinada e depois do Don Pedro converter-se em rei o seu cadáver coroado.

Esta incrível, mas real, real foi o assunto principal da nossa última aula. Sé que muitos tinham conhecido-a dantes mas, sempre que voltarmos para elas, vamos a procurar novas leituras e novas emoções. Por tanto, si tivermos tempo, há muitas coisas para fazermos com Dona Inês e Don Pedro: visitar lugares como a Fonte das Lágrimas de Coimbra o ainda o próprio Mosteiro de Alcobaça o simplesmente arranjar um tempinho para ler reler as historias, lendas e narrações (reais o imaginadas) que surgiram. Aliás, para os espanhóis, pode mesmo ser uma maneira de descobrir que por vezes e há tempo, os reais faziam coisas mais interessantes do que caçar elefantes.







Sem comentários:

Enviar um comentário