Foi apenas hoje de manha que acabei de ler o ultimo dos contos que fazem parte do livro do Miguel Torga "Novos contos da montanha". Assim que fechei livro pensei que era não só bom mais ainda preciso recomendá-lo. Gostei e desfrutei imenso deste livro. É uma coletânea composta por um grupo de narrações a desenvolver-se sempre nas aldeias de Trás os Montes, a área de Portugal onde o próprio autor nasceu e passou a sua infância.
O livro fala de homens e mulheres de outra época (embora há quem pense que no muita coisa muda) e de outro mundo. Uma época na que a vida de muitas pessoas desenvolvia-se sempre no entorno reduzido da sua aldeia e do trabalho no campo. Um mundo onde as únicas novidades tenham a forma das romarias, as pequenas tragédias e por vezes os pequenos milagres.
No entanto, o livro é muito mais do que isso. Contem elementos do realismo mágico e mistura, na minha opinião, a admiração e o desprezo por esse mundo rural no que as personagens estão sempre sempre dirigidos pelos seus instintos primários e pela influência da natureza. Mas acima de tudo, é um canto a homem e a a sua vontade por viver.
É pena o meu português ser pobre demais para fazer uma boa descrição do livro que pudesse transmitir o meu entusiasmo. Seja como for, queria recomendá-lo vivamente. Desde que tiverem tempo, leiam-no e não deixem a leitura até chegarem ao fim. No caso contrário, perderiam o prazer do que, do meu ponto de vista, é o melhor de todos os contos: o último (intitulado " O senhor").
No que diz respeito ao autor, eu nao conhecia nada dele até ter-me encontrado com este livro. Segundo as webs que consultei, foi um dos mais importantes escritores portugueses do século XX tendo composto poemas, peças de teatro, romances e artigos jornalisticos...
Sem comentários:
Enviar um comentário