terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Janeiras para todos


Na ultima mensagem já deixei para vocês algumas canções a maneira de pequeno presente de Natal. Foi nessa mesma mensagem que falei  das "Janeiras". É esta uma tradição portuguesa que consiste basicamente, no cantar de música pelas ruas. Este cantar tinha lugar tradicionalmente entre os dias 1 e 6 de Janeiro.
Nesses dias, grupos de vizinhos ajuntam-se para eles percorrerem as ruas anunciado o nascimento de Jesus e o ano novo com canções que são tocadas à porta dos vizinhos. A troca das canções, os grupos recebem dos vizinhos as "sobras" das festas natalícias.
Tradicionalmente, as "sobras" eram compostas por restos dos jantares e almoços de Natal e da ultima noite do ano. Na actualidade estas foram substituídas por chocolates e dinheiro.

A tradição das janeiras continua na actualidade e para mim é uma maneira muito gira de começarmos o ano com uns parabéns musicais. Bom, para dizer verdade, se eu vivesse em Portugal, eu não abriria a porta a ninguém... Mas, como turista eu gostaria de viver (desde longe) a tradição.
Mas não queria esquecer do mais importante nesta mensagem: os primeiros pressentimos do ano. Como já viram são duas: a primeira "O Natal dos simples" (a canção do grande Zeca Afonso que ficou sempre ligada à tradição das Janeiras). A segunda, uma mostra destas canções.


Oixa-la servam para fazer mais doce a nossa volta a realidade. Animo, só restam onze meses para o 2013 acabar.

Oixá-la servam para fazer mais doce a nossa volta a realidade. Ánimo, só restam onze meses para o 2013 acabar.


Sem comentários:

Enviar um comentário