sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Nas aulas: o gajo que mais giro do 2012


Artur Baptista da Silva foi sem dúvida a personagem do fim de ano em Portugal. Mas há quem ainda não saiba que é? É isto possível? A sua é uma dessas histórias que até pareceriam desenhadas por um guionista (de resto não muito bom).


Mas já para não demorarmos mais a questão, vamos já a apresentar a sua história: o senhor Baptista de Silva apareceu no passado mês de Dezembro em diversos médios de comunicação portugueses a protagonizar entrevistas e intervenções nas que era como membro do PNUD e a pessoa que teria sido encomendada pela ONU de montar em Portugal um Observatório dos países da Europa do sul em processos de ajustamento.

Baptista alimento o seu prestígio com frases como estas: "Estamos muito preocupados nas Nações Unidas com as consequências sociais das medidas de austeridade. Temos de sair desta crise. Nós, nas Nações Unidas, perguntámos às autoridades europeias: as autoridades portuguesas não vos pediram as mesmas condições que estão a ser dadas à Grécia, pois não?

Foi assim que ele recebeu a atenção mediática e troco-se numa figura popular em apenas umas semanas...Os problemas começaram quando os representantes em Portugal das nações unidas negaram que Baptista da Silva tivera ou mesmo tivesse tido quaisquer ligação com a ONU. Foi nessa altura que alguns médios escritos desvelaram as falsidades na história de Baptista de Silva... Finalmente o director do semanário Expresso (que foi o que publicou a primeira entrevista) reconheceu o terrível erro cometido numa carta pública.

A partir daqui que novos dados acerca do gajo foram conhecidos: Baptista da Silva fazia parte de diversas instituiçoes e até tinha participado numa campanha eleitoral do PS. Ainda mais, também era parte da comissão de accionistas dum dos clubes de futebol mais importantes de Portugal... Adivinham qual era: claro, o Sporting de Portugal.



Bom: o caso de Baptista de Silva criou imensa polémica em Portugal e serviu para uma reflexão sobre a situação actual dos médios de comunicação. No caso da nossa aula foi o médio para nos começarmos a  falar deste tema...

Recomendo vivamente ampliaram a sua informação acerca do caso Baptista da Silva. É uma das mais grandes brincadeiras feita aos médios na história recente não só de Portugal mas ainda de toda Europa. No entanto, eu acredito que aquilo que foi feito por este senhor é melhor do que os nossos governantes tem feito nos últimos anos: quando menos, ele só mentiu  no seu trabalho, aqueles ... (é melhor deixar isto para outra mensagem). Entretanto, deixo-lhes a ligação para conhecem bem o que se passou como Baptista de Silva.


http://www.publico.pt/pesquisa?q=Artur+baptista+da+silva


Sem comentários:

Enviar um comentário