sábado, 26 de janeiro de 2013

Nas aulas: bem-vindos a Angola

O país africano focaliza e, por assim dizer, condiciona tudo o trabalho da nossa turma nestes últimos dias. O que é o  que eu conheço de Angola? Bom, não muita coisa. É uma nação africana, foi uma colónia portuguesa  cuja independência não chegou ate os anos sestenta do século XX. sofreu uma das mais terríveis guerras civis da história de África moderna.



Após o fim da sua guerra civil está a experimentar um desenvolvimento baseado acima de tudo na exportação de matérias primas (essencialmente o petróleo) e pedras preciosas (diamantes), das quais possui algumas das maiores reservas do mundo. No entanto, a maior parte da população ainda não beneficiou desta expansão económica dado os altos níveis de corrupção e o controlo por uma minoria.  O melhor exemplo deste último dato pode estar nesta notícia a falar da Isabel Dos Santos, filha do presidente angola, cujas inversoes a  permitiram tornar-se a primeira bilionária africana)...

E chega. Isto é tudo o que eu sei da Angola. A dizer verdade não é muito. De facto, se fazemos uma pesquisa na Wikipédia, encontramos muita mais informação, da qual a mais interessante é a ligada a sua  história.  Então, que mais posso saber acerca de Angola no que diz, por exemplo, relativamente a sua cultura, a suas costumes,  A questão tem pano para mangas, assim que tenho decidido dedicar as próximas mensagens a esta nação africana.

Sempre achei que para conhecermos um país é bom começar pelas coisas vitais, uma das quais para mim é o futebol claro. Por tanto, já para começar uma notícia essencial: a equipa de futebol angola (Conhecida popularmente como "Os palancas negras") está a participar no mesmo grupo com outra nação lusófona (Cabo Verde) na Taça das nações de África. Até agora, o seu desempenho tem sido mau, muito mau: perdeu todos os seus encontros. No domingo 27 disputa-se jogo decisivo com Cabo Verde, cujas opções de se classificar são maiores.




Mas para já, há que pense que isto é frivolizar e até é possível que ainda haja pessoas a não gostar do futebol. Para eles é que decidi acrescentar a informação desta mensagem e incluir exemplos de duas das danças angolanas cujo sucesso está a acrescentar-se por tudo o mundo: o semba e o kizombo. Música e futebol: boas maneiras de qualquer começar a conhecer mais acerca de um país. Pois não?


P.S. Se calhar, já se aperceberam de que algumas deste mensagem estão sublinhadas. É um presentinho para a nossa professora Ligia,  com quem na última aula estivemos a falar muito dos relativos (variáveis ou não variáveis). Além de mostrá-lhe os espantosos efeitos do seu trabalho é uma maneira de preparar os exames, cujos resultados são para mim muito incertos).


1 comentário:

  1. Muito bem, Pereira! Já há muito que queria deixar aqui um comentário pelo ótimo trabalho de divulgaçao da língua e da cultura que fazes!

    E fico ainda mais contente por ver que estás a pôr o teu conhecimento em prática... é o melhor caminho possível para avançar (será que eu já disse isto nas aulas?).

    De qualquer maneira acho que nao entendeste bem o uso de quem (só se usa acompanhado de preposiçoes).

    Espero outros posts por aqui! Bom restinho de fim de semana

    ResponderEliminar