quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Música potuguesa a gostar dela própria

Dada a situaçao actual do mundo, uma das melhores cosas que podem ser feitas é ouvir música. Quase sempre, uma má cançao é melhor do que qualquer dos descursos dos nossos governantes o mesmo do barulho de alguns programas de televisao.

Além disso, muitas vezes a música pode até chegar a ser uma veiculo para nos conhecer-mos de  e mesmo a maneira de viver das pessoas deum pais.

Há dias topei com um projecto espantoso e absolutamente fascinante.
Trata-se do que a da titulo: a música portuguesa a gostar dela própria. Esta é una iniciativa do realizador Thiago Pereira quem há dois anos está a desenvolver este projecto baseado numa ideia original e de resto mesmo  muito simples: recolher e arquivar testemunhas musicais de tudo Portugal. A equipa faz gravações de pessoas de tudo o pais a cantar canções e os vídeos sao incluídos na lista do projecto.

O resultado: nesta altura mais de quinhentos videos que oferecem um percurso sentimental e musical através de Portugal. Quando pesquisamos na web, podemos ver cançoes tradicionais, poemas, temas de rock, música clássica e claro, alguns temas inclassificáveis... Deixo cá só dois exemplos que podem por assim dizer dar-nos o tom da página.





Para mim foi um descobrimento imenso. Se tivesse oportunidade, enviaria ao Thiago Pereira os meus parabéns o tudo o meu suporte. Na minha opinião, é uma das melhores iniciativas que eu já conheci. Mas acho que  melhor do que escrever muito mais sobre este projeto, é recomendar que vocês o descubram o desfrutem dele.

Só queria adicionar mais uma coisa. O único ponto negativo nesta maravilha. Tem que ver com a possibilidade do trabalho do Thiago Pereira e a a sua equipa ir a ficar detido. Até é possível eles não continuarem devido a... Acertaram, problemas financeiros... Desejo que isto não aconteça: seria uma mostra no só da grave situação no só económica senão moral das nossas sociedades. Entretanto, liguem o seu computador (se possível com uns bons fones) e ouçam música portuguesa e gostem dela própria.



1 comentário:

  1. http://felizcomloucura.blogspot.pt/2013/01/a-morte-na-cultura-viva-alma-se-nao-nos.html

    ResponderEliminar