domingo, 15 de dezembro de 2013

Um símbolo, uma tragedia, um passado

O Alto Minho vive nestes dias uma dasetapas mais tristes da sua história. A região aguarda o fim de aquilo que foi durante anos o seu coração: os estaleiros de Viana de Castelo. Aqueles que uma dia foram considerados “A jóia da coroa da construção naval portuguesa” desapareceram em apenas umas semanas levando com eles uma grande parte da vida económica e de aquilo que dava sentido à vida de muitas pessoas nesta área.



Pode considerar-se um símbolo do declínio industrial não só do alto Minho mas também de todo Portugal. Uma industria que viu como ninguém teve a capacidade de evitar o seu declínio e que finalmente é vendida a um grupo estrangeiro que nem garante a continuidade dos empregos dado que só está interessada nos terrenos que ocupavam os estaleiros.

Como é possível termos chegado a uma situação como esta? É esta a pergunta que surge de muitos dos protagonistas desta reportagem “O fim do Império”. Trata-se de um conteúdo emitido pela Antena 1 e que nos acerca à situação de Viana de Castelo. Como já diz, tem um enorme interesse porque além de ter um componente humano incontornável, é um grande exemplo de como toda a economia portuguesa e o próprio país foram conduzidos até o pesadelo que agora vivem.




Talvez possa servir parra reflexionarmos acerca do que aconteceu acerca do nosso passado imediato ao mesmo tempo que para pormos em causa tudo aquilo que os nossos reais governantes (FMI, OCDE e algumas grandes firmas) contam quando dizem que é através do fecho das industrias, os despedimentos e o empobrecimento que podemos aspirar a um futuro melhor.

PS. Além de ouvirem a reportagem, recomendo para procurarem notícias nos jornais. Deixo aqui alguns exemplos:

Sem comentários:

Enviar um comentário