terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Faceis de enganar



Um povo que nem sabe ler nem sabe escrever é um povo facil para ser enganado. A frase foi pronunciada pelo “Ché” Guevara há mais de quarenta anos. No entanto, é para mim cada vez mais certo que a sua vigência e atualidade é agora mais foi mais forte do que nas últimos décadas.

Há quem pense que esta último afirmação é um exagero pela minha parte. Convido a quem pense assim que revise os jornais dos últimos tempos o mesmo da última semana. Só precisará de olhar para uma parte dos destaques para comprovar que o único projeto dos atuais governantes é esmagar o ensino público enquanto falam de grandes vozes da necessidade de melhorar a formação da nossa juventude.

Proponho em este mensagem simples mente dois exemplos dos últimos dias. A primeira foi uma notícia publicada no diário Público há apenas uma semana. A informação da conta de que só no último ano mais de treze mil (sim, no estou a enganar-me) professores foram despedidos. Ainda por cima, a notícia lembra que neste mesmo ano, os cortes nos planteis dos centros de ensino terão de continuar como única via para cumprir com as “recomendaçoes” (leia-se mandatos direitos) da Troika.

A segunda notícia poderia até ser considerada a consequência lógica da anterior. O melhor professor do mundo, um docente português assim reconhecido no ano passado, vai deixar Portugal para passar a viver e ensinar na Holanda. As razoes dadas pelo professor eram, por fazer um resumo, que se ficasse em Portugal, as suas possibilidades de promoção veriam-se quase fechadas.

É assim que os dirigentes andam a preparar o futuro do pais. Não só empurram aos jovens para deixar Portugal mas mesmo fecham as escolas para os mais jovens não ter formação....


Em fim, sinto que esta mensagem resultou duro de mais. Mas por vezes nem vontade de fazer brincadeiras deixam-nos no corpo. No entanto, preferi incluir um bico optimista ou quando menos engraçado. É este o video da canção que a turma esteve a trabalhar na última aula. Trata-se de um tema do grupo os Azeitonas “Oh, Cúpido”. Era São Valentim e, claro, foi impossível para a professora Lígia não encher a aula de amor e açúcar. Desfrutem-na (o sofram-na)  e não peguem muita conta nestes os meus desvarios.

Sem comentários:

Enviar um comentário