domingo, 24 de março de 2013

Deolinda: O mundo nao tao pequenino

"A notícia mais positiva em Portugal nas últimas semanas". Foi assim que a professora apresentou o acontecimento do que escrevemos neste blogue: os Deolinda já publicaram o seu último disco.


Intitula-se "Mundo pequenino" e é o terceiro álbum desta banda portuguesa que, do meu ponto de vista, tem de ser considerada nesta altura como incontornável. Já é possível ouvirmos e ver o primeiro dos temas a compor o álbum: "Seja agora". Por tanto, quem quiser, pode ouvi-lo na rede. Eis cá por tanto esta primeira maravilha.



Além deste videoclip, já é possível escutar muitos dos temas diretamente apartir da web dos Deolinda: http://www.deolinda.com.pt/



Catorze são as canções que fazem parte do "Mundo pequenino" dos Deolinda. No entanto, segundo as declarações dos membros de grupo, vai ser possível encontrar diferentes edições do disco a incluir diferentes canções. Como já disse, este é o terceiro álbum do grupo. Após as suas primeiras obras (muito focalizadas nessa Lisboa que faz parte do seu bagagem), "Mundo pequenino" é a via para eles se abrirem ao mundo sem renunciar as suas raízes.

Nesta altura, os Deolinda andam a fazer a promoção do seu novo trabalho. Daí que a sua presença nos Média tenha sido massiva nos últimos dias. Para qualquer pessoa racional, esta é uma grande notícia dado que, aliás de oferecer a oportunidade de ouvi-los falar do seu trabalho, tirá espaço aos políticos, membros da troika e alguns outros personagens.




Seja como for, o importante é que é possível encontrar muitos espaços a oferecer encontros e entrevistas  com os membros do Deolinda. 

Esta foi realizada por António Macedo na Antena 1 há apenas uns dias.



Mais outra entrevista foi realizada para a web imagemdosom.pt. Foi esta última que estivemos a trabalhar na nossa aula.

Em suma, que este é o momento ideal para que aqueles que ainda não conhecem, travar conhecimento com esta banda, que faz parte de uma nova onda de grupos portuguesas a mostrar que ouvir e criar música em Portugal não tem de significar simplesmente escutar fado.

Só mais uma questão: o único que para mim fica pendente com os Deolinda é aclarar se, como lhes foi perguntado durante uma entrevista: o seu nome pronuncia-se "Deolinda", "O Deolinda" ou "Os Deolinda".


Sem comentários:

Enviar um comentário