sábado, 13 de abril de 2013

O Facebook também dá para estudar Português

Há muitas pessoas a acreditar que as redes sociais são ferramentas que apenas servem para contatar com as pessoas e tirar o tempo a coscuvilhar. É verdade que a maioria das pessoas usamo-nas para isso. No entanto, e como sempre aconteceu ao longo da História, sempre há alguém inteligente a encontrar novos usos a aquilo que foi concebido só para fazer com que a gente se volte um bocadinho mais tola.




Língua Portugesa é uma página criada no Facebook  através da qual uma professora brasileira faz uma incrível labor face a divulgação e a aprendizagem da língua portuguesa. Maria do Céu é a dona desta página e a ela a quem temos de atribuir o mérito deste recurso. Quase diariamente são publicado mensagens a mostrar questões de vocabulário, planteando exercícios práticos o mesmo incluindo vídeos como este que eu mostro neste video.


https://www.facebook.com/linguaportuguesa07




É verdade que trata-se de um recurso baseado no português de Brasil. Mas é também certo que muitas das questões planteadas são interessantes para quaisquer falante ou estudante da língua portuguesa. De resto, o mais importante deste recurso, além da sua utilidade, é dar as pessoas que não vivemos em Portugal a possibilidade de dialogar com a língua diariamente.

O aniversário de Céu foi há apenas uma semana. Esta mensagem é uma maneira de eu dar-lhe os parabéns no duplo sentido. No primeiro lugar, claro, por ter só trinta e cinco anos. De outro lado, por o seu imenso trabalho.


Mesmo que não tínhamos conta no Facebook podemos seguir a página através da sua ligação direta. Eu a inclui no meu blogue. Aqueles que entrarem para Língua Portuguesa, já vão ver como é possível que até o Facebook se converter numa ferramenta útil e inteligente.







Sem comentários:

Enviar um comentário