sábado, 19 de outubro de 2013

Os Portugueses vão andando


“Nem felizes, nem deprimidos. Os Portugueses vão andando”. Esta estupenda frase pode sem dúvida resumir o estado anímico do povo português, quando menos se considerarmos os dados do primeiro relatório Mundial de Felicidade, um estudo da Universidade de Colúmbia a petição da ONU e cujos resultados colocam a Portugal no número 73 (de um total de 156) de um ránking no topo do qual figuram Noruega, Suécia e Dinamarca. (Aqui pode ser consultada a informação completa do diário “Público”).

É indiscutível que Portugal conta com inúmeros fatores que poderiam fazer com que os portugueses fossem um dos povos mais felizes do Mundo. O seu clima, uma gastronomia inigualável, o caráter dos seus habitantes, algumas das cidades mais lindas de Europa e o mais importante: um dos dois melhores futebolistas do Mundo: Cristiano Ronaldo.

Sendo assim, a observação dos dados do relatório trazem consigo várias questões: Por que é que os portugueses não são felizes? É possível identificar algum responsável desta situação? E Ainda mais importante. É possível Portugal fazer alguma cosa para remediar a sua infelicidade?



O sociólogo Eduardo Correia aporta neste vídeo o seu análise do que ele qualifica como clima de “histerismo coletiva”. Apenas precisa de um minuto e médio para tirar uma conclusão e identificar os fatores (e as pessoas) responsáveis pela infelicidade portuguesa. Tenho a absoluta certeza de que a totalidade de nós concordaremos com ele na hora de assinalar quem é que são os responsáveis da infelicidade portuguesa (e da nossa própria)

Antes de verem o vídeo, podem tentar adivinhar qual é, segundo Eduardo Correia, a causa da infelicidade dos portugueses e por tanto dos espanhóis. Já viram que não é preciso que levemos a cabo um esforço muito grande.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!, colega. Obrigado. Neste ano demorei demais por causa das minhas obrigaçoes. Estou agora a tentar revitalizar o blogue e utilizar um muro virtual feito com scoop.it para apresentar notícias e informaçoes. Como na notícia, vou andando.
      Cumprimentos desde Montijo.
      Convido-te a fazer uma aportaçao ao blogue o a enviar uma mensagem à ocolegapereira@gmail.com

      Cumprimentos mais uma vez

      Eliminar